Arduíno: O que é e como instalar no Windows 7.

Boa Tarde galera,
passei um tempo (muito tempo) afastado do blog, muita correria e as prioridades acabaram atropelando ele. Porem agora pretendo voltar a escrever com uma certa frequência.

To iniciando o estudo sobre esta plataforma maravilhosa e cheia de possibilidades que é o Arduíno (Automação e sistemas embargados) e decidi dividir isso com vocês, pretendo postar minha evolução pra que todos possam progredir junto comigo. Ainda estou iniciando porem aos poucos vamos fazer projetos incríveis nesse sentido.

Bom chega de lenga lenga e vamos lá… primeiro um pouco de teoria (rsrsrsrs).
Nota: Pode não parecer mas isso depois faz uma grande diferença. ;)

Arduino, palavra por vezes traduzida ao português como Arduíno, é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, projetada com um microcontrolador Atmel AVR de placa única, com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++. O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por artistas e amadores. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas. Fonte

 Agora vamos a instalação (que é ao que o post se refere) :

Basicamente precisaremos instalar a IDE e os drivers da placa.

Download da IDE: Clique Aqui
Link do executável (que eu utilizei no Windows 7): Clique Aqui

Após instalar a IDE você abre o software (Clica em iniciar e escreve arduino, vai aparecer um programa que ao abrir terá esta aparência:

Tela Inicial

Tela Inicial do Arduino

Após Isso é necessário configurar qual a placa e a porta que está sendo utilizada, no meu caso é Arduino Uno na porta COM3 como exibido abaixo:

Seleção da Placa.

Seleção da Placa.

Seleção da Porta

Seleção da Porta

Sinceramente eu não tive grandes dificuldades com a instalação, após instalar a IDE eu pluguei o Arduino na USB e o próprio Windows 7 se encarregou de instalar e configurar o restante que precisava.

Vi em vários blogs que muita gente tem dificuldade para fazer essa instalação, abaixo segue alguns links que podem ser uteis, caso aconteça algum problema com vocês:

Paulo Trentin

Laboratório de Garagem

Renato Aloi

Segue tambem o link oficial: Arduino

Bom pessoal, é isso, espero que ajude muita gente, um texto bem incial mesmo (só pra mostrar minha cara novamente, hehehehe).

Curtam minha FanPage no facebook e comentem o post (sugerindo dicas, dando opniões, reclamando de alguma coisa e mais importante tirando dúvidas), estou começando mas no que eu puder ajudar estamos ai…

VALEUZZ!!!

Facebook

About JLNeto